JARDIM DE INFÂNCIA
O Jardim-de-infância é a primeira etapa de educação básica, que consiste na prestação de serviços tendo como principio o desenvolvimento equilibrado das crianças desde os três anos de idade até ao seu ingresso no ensino básico, sendo complementar da ação educativa da família e devendo estabelecer com a mesma uma estreita relação.

O CBES apresenta duas salas de Jardim-de-infância. 
- Sala dos 3/4 anos;
- Sala dos 5 anos.
 
Objetivos do Jardim de Infância/ Pré-Escolar:
a. Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida numa perspetiva de educação para a cidadania;
b. Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade de culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
c. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
d. Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas caraterísticas individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
e. Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
f. Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
g. Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança;
h. Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
i. Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
j. Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo educativo;
k. Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde.
 
Atividades e serviços do Jardim-de-infância/ Pré-Escolar:
Os serviços prestados em estão divididos em duas componentes:
1. Componente educativa
2. Componente de apoio à família
 
Componente educativa:
a. Atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, em função da idade e necessidades específicas das crianças e de acordo com o Projeto Educativo e Curricular da sala;
b. Cuidados adequados à satisfação das necessidades da criança;
c. Atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças;
d. Disponibilização de informação à família, sobre o funcionamento do Jardim de Infância e desenvolvimento da criança.
 
Componente de apoio à família:
a. Cuidados adequados à satisfação das necessidades da criança;
b. Nutrição e alimentação adequada, qualitativa e quantitativamente, à idade da criança, sem prejuízo de dietas especiais em caso de prescrição médica;
c. Atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças;
d. Alargamento de horário de funcionamento;
e. Atividades de enriquecimento curricular, de animação e de apoio à família;
f. Disponibilização de informação à família, sobre o funcionamento do equipamento e desenvolvimento da criança.
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